Traumas dentários em crianças e adolescentes, O que fazer quando acontece o inesperado?

Normalmente não esperamos por um trauma, mas quando acontece, geralmente não sabemos por onde começar acudir a criança e/ou adolescente da melhor maneira possível!

Os traumas em crianças com dentes de leite devem ser tratados de maneiras diferentes dos dentes permanentes.
Quando você estiver com uma criança que sofreu um trauma dentário, a primeira coisa a fazer é ficar calmo e respirar fundo. Ninguem pensa corretamente quando está desesperado, então até para poder ajudar você precisa se acalmar primeiro!

Não se assuste porque na região de boca e nariz, normalmente existe muito sangramento e a região fica muito inchada rapidamente, isso porque é uma região muito vascularizada. Geralmente um corte pequeno em um dos lábios pode sangrar bastante (até molhar uma pequena toalha) limpe tudo e veja realmente o que aconteceu, mesmo que a criança e/ou adolescente esteja chorando bastante e comece a pensar no consultório dentário mais perto de onde você estiver, porque quanto mais rápido o atendimento, melhor o tratamento e os resultados!

Caso a criança e/ou adolescente tenha feito apenas um corte nos tecidos moles(lábios e gengiva) aperte o local com um pano ou toalha até chegar ao consultório.

Se a criança quebrou um ou mais dentes, certifique-se da idade dela (geralmente até os 4 anos os dentes são de leite) e se forem dentes de leite não precisa procurá-los imediatamente (pode pedir que outra pessoa o faça até você chegar ao consultório, mas normalmente estes dentes não serão importantes para o cirurgião dentista) se por acaso perceber que o trauma foi em um dente permanente, tente achá-lo o mais rápido possível! Caso o dente permanente tenha saído inteiro da boca (com raiz) lave o dente sem esfregar na água limpa mais próxima e tente recolocá-lo de volta no lugar fazendo um pouco de pressão para que ele fique na cavidade, segure o dente no local até chegar ao consultório; se voce não conseguir , coloque o dente em um recipiente com água ou soro fisiológico na temperatura ambiente e corra para o consultório dentário mais próximo! O reimplante feito nos primeiros 30 minutos após o trauma, apresenta um alto índice de sucesso! Se o dente estiver quebrado, tente achar o pedaço, coloque em um recipiente de água ou soro fisiológico e vá o mais rápido possível para o consultório odontológico, neste caso, pode dar um analgésico para o paciente, se ele estiver com dor, e lá o cirurgião dentista saberá se será possível utilizar esta parte do dente ou até eventualmente se será necessário tratar o canal do dente em questão!

Espero ter ajudado com estas dicas!

Até a próxima,

Dra Adriana Mazzoni, Odontopediatra – 5041 4673, 5093 1852 – São Paulo